segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ALONGAMENTO: UM GRANDE ALIADO DOS ATLETAS

No Motocross exigimos muito de nosso corpo, pois o esforço que fazemos em cima da moto durante os treinos, corridas, ou apenas um passeio de fim de semana é muito grande, e no fim do dia se não estivermos preparados fisicamente, teremos a sensação de que estamos acabados, querendo apenas chegar em casa nos alimentar e descansar.
Um erro muito grande nesse dia é que a maioria de nós, pilotos profissionais, ou mesmo pilotos de fim de semana, nunca ligamos para o chamado alongamento. O alongamento é uma das mais importantes atividades que devemos realizar antes mesmo de subir na moto e também depois. Normalmente estamos acostumados a vestir o equipamento e darmos aquela ‘mexidinha’ no corpo e já estamos ‘alongados’.
A realidade não é bem assim. Para que um alongamento seja bem feito temos algumas maneiras de executarmos, com séries, repetições, amplitudes e músculos a serem alongados.


ALGUMAS NOÇÕES
Feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos deixam os músculos aquecidos para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade.
Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.


EFEITOS DO ALONGAMENTO
- Redução de tensões musculares- Relaxamento- Benefícios para a coordenação, com movimentos mais soltos e fáceis- Aumento do arco de maleabilidade- Prevenção de lesões- Facilita atividades de desgaste, como corrida, tênis, natação, ciclismo - Desenvolve a consciência corporal - Ativa a circulação- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

FONTE: REDAÇÃO MUNDOCORSS

AUTOR: VINICIUS RADENZEV SIMÕES

Nenhum comentário: