Quem nunca foi novato na trilha??? Nas Minas Gerais é o RÔIA (tradução mineira de rolha, que tampa a passagem....). No Sul é chamado de POTOCO, Em Santa Catarina Aranha (devagar e não sai da frebte).Em São Paulo este ser um tanto pitoresco das trilhas, recebe o nome de PREGO..!! pois segura a trilha e quando enrosca, .... dá trabalho para tirar...!!
Mesmo você, trilheiro experiente e bom de tocada, já deve ter tido seus dias de PREGO, não foi ????
Pois saiba que, percorrer trilhas com pilotos novatos, requer alguns cuidados adicionais. O ponteiro deve manter um ritmo de tocada adequado as condições do terreno, levando sempre em conta os obstáculos e pontos de riscos da trilha para impedir os novatos de torcer o cabo sem conhecimento e preparo adequado, provocando algum acidente inesperado e estragando a diversão de todos.
Uma trilha, mesmo conhecida, pode estar bem diferente depois de algum tempo ou depois de algumas chuvas, formando novos facões e erosões aleatoriamente. Os Jeeps também podem causar alguns estragos, derrubando algumas árvores pelo caminho e proporcionando algum obstáculo inesperado.Portanto, mantenha os PREGOS no bloco intermediário, evitando que eles te atrapalhem e que possam ajudar-se, observando os pilotos mais experientes a sua frente, seguindo as marcas e aprendendo alguns macetes por conta própria. Claro que um ou dois pilotos mais experientes devem fechar o pelotão, recolhendo os destroços dos PREGOS pelo caminho, HE HE HE ...!!!
Prepare-se também para sofrer com o cansaço. O PREGO vai atolar diversas vezes e você terá que ajuda-lo a tirar a moto. Claro que você que terá que fazer o trabalho pesado...!!!! PREGO se enrosca e coloca a culpa na moto......!!!! NÃO TEM JEITO ..!!!!
Uma boa dica também e colocar o fotografo do grupo no meio do bloco dos PREGOS. As boas fotos sairão naturalmente....!!!!
Agora, você Novato, deve observar algumas dicas importantes. Elas farão com que você deixe de ser PREGO mais rapidamente, permitindo que você desfrute muito mais do grande barato que é fazer trilhas.
* Pilote sempre com os equipamentos de proteção.
* Tenha uma moto adequada à sua tocada e perícia. Não adianta comprar um canhão se você ainda só tem braço para DT'zinha.
* Pilote sempre com o farol aceso. Observe e aprenda a vencer os caminhos seguindo os passos dos mais experientes. Não invente caminhos alternativos. Você só vai se complicar e atrasar a galera cada vez mais.
* Seja sempre o primeiro a chegar no ponto de encontro, caso contrário ..... Já sabe né ...?? * Leve sempre uma graninha extra.que se preza sempre paga pelo menos uma rodada.
* Quando, numa dessas raras ocasiões, um piloto experiente tomar um chão, seja sempre o primeiro á ajudá-lo. Você conquistará respeito e confiança dos mais velhos de cabo.
* No ponto de encontro da galera, quando tirarem um sarrinho do PREGO, aceite na boa e devolva com outra brincadeira. Isto deixará a turma mais próxima e tolerante com você.
* Feche sempre todas as porteiras por onde passar.
* Leve ferramentas e peças adequadas (manete , manicoto, imenda de corrente etc) e, pelo menos, umas 02 velas de reserva. Com certeza você vai afogar a motoca na poça de lama mais funda que você já viu.
Última dica ..!! Não tente acompanhar os veteranos enlouquecidos, que torcem o cabo pra valer.
Você corre o risco de se quebrar feio mesmo, estragando sua diversão e a dos outros também.
Então é isso PREGO. VAI NA BOA ..... e ótima diversão pra todos abç........
Fonte: http://www.trilhadoverde.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário